CONTEÚDO DESATUALIZADO

ATENÇÃO

ESTE SITE ESTÁ NO AR APENAS EM RAZÃO DE TESTES.
QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES E EXPEDIENTE DA PARÓQUIA DEVEM SER OBTIDOS POR TELEFONE, POIS AS INFORMAÇÕES AQUI APRESENTADAS PODEM ESTAR DESATUALIZADAS.

LAMENTAMOS O TRANSTORNO.
MUITO OBRIGADO E DEUS O(A) ABENÇÕE!

sábado, 5 de junho de 2010

Conhecendo um conterrâneo nosso: Dom Marcelo Pinto da Carvalheira

Bispo emérito 82 anos
Por Lígia Rebelo

Nasceu nas Graças na Avenida Rui Barbosa no dia no 01/05/1928. É o quinto dos dezesseis filhos de Álvaro Pinto Carvalheira e Maria Tereza Mendonça Carvalheira.

Marcelo, desde cedo, manifestava o desejo de ser padre. De início, a mãe do hoje arcebispo emérito tinha receio de permitir que ele fosse para o Seminário. De um sacerdote amigo da família vieram as palavras que as deixaram tranqüila: “ele já nasceu padre”.

O pai, decidido a atender a vontade do filho, disse que ele poderia entrar no Seminário, mas somente após terminar o curso ginasial, no Colégio Salesiano. Mesmo com essa decisão, Marcelo acabou indo para o Seminário, em Olinda, no meio do curso ginasial.

Entrou no Seminário Arquidiocesano de Olinda, em 1944. Aos 16 anos foi para Roma, estudar Filosofia e Teologia na Universidade Gregoriana. Morou no Colégio Pio Brasileiro, concluindo estes estudos em 1956. Ali especializou-se em Teologia Dogmática. Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma.

Como padre, foi Professor de Teologia no Seminário de Olinda; Diretor Espiritual do Seminário; 1º Reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda; Assistente Eclesiástico da Ação Católica e Subsecretário do Regional Nordeste II da CNBB.

Foi sagrado bispo, aos 47 anos, em 27 de dezembro de 1975. Em 9 de novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira, na Paraíba. Em 29 de novembro de 1995 foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, múnus que exerceu até 5 de maio de 2004.

Atualmente reside em Pernambuco, no Mosteiro de São Bento (Olinda) como Irmão José.

1 comentários:

jose disse...

esse homen e um santo poderoso

Postar um comentário