Líderes das mais diversas expressões paroquiais atenderam o apelo missionário. Confira outras imagens clicando aqui |
Toda a Arquidiocese de Olinda e Recife vem se modificando, continuamente, conforme aspirações do Arcebispo Dom Fernando Saburido, desde que assumiu essa Igreja Particular. E uma dessas mudanças consiste na distribuição territorial da Arquidiocese em vicariatos, onde a Paróquia das Graças insere-se no Vicariato Recife Norte, sob responsabilidade do Frei Joaquim Ferreira da Luz (OC), que assumirá como Vigário Episcopal.
Nossa paróquia não vem passando indiferente a tudo isso. De cara, convidamos o Frei Joaquim a apresentar-se à nossa paróquia, orientando-nos sobre como podemos aderir melhor a toda essa ação missionária quem vem sendo promovida pela Arquidiocese. O convite veio do próprio Pe. João, não só ao Frei mas às principais lideranças da comunidade. Assim na noite da quarta-feira 30 de Março, 49 paroquianos engajados – não só da Matriz, mas também das capelas e institutos religiosos) compareceram à reunião.
Logo no início do seu discurso, o Frei Joaquim discorreu sobre aspectos teológicos e mariológicos do chamado Documento de Aparecida. Ressaltou as mudanças na forma de ser missionária da Igreja, onde não há mais espaço para metodologias como as de Frei Damião. Ao mesmo tempo, insistiu que cabe a todo batizado o papel de discípulo e missionário; cabe a cada um de nós fazer com que Jesus Cristo torne-se conhecido e amado, e não conseguiremos isso se não deixarmos para trás a forma de pensar do passado e nos convertermos nos cristãos que o mundo hoje tanto necessita. Deixar o conforto e a segurança do lugar que conquistamos em nossas pastorais ou movimentos e nos lançarmos ao desafio de ir ao encontro dos que precisam da experiência do Cristo vivo e ressuscitado, seja nos condomínios, nas praças, nos shoppings.
Depois disso, o Frei destacou a identidade própria que a Arquidiocese vem imprimindo em seus atos com D. Fernando: o rosto próprio, com semblante alegre, e a disposição para sair em missão. Citou o PhD que todo cristão precisa conquistar: Positividade, humildade, Determinação.
Por fim, falou sobre a necessidade de cada paróquia criar sua Comissão Missionária Pastoral – Comipa – devidamente interligada com o pároco. Sete paroquianos com visão pastoral e sensibilidade pela dimensão missionária, com conhecimento bem amplo da Paróquia, não sendo necessariamente membros de pastorais. O objetivo é refletir a missão, e quando necessário, quebrar as estruturas. Dois desses sete membros ainda terão o papel de integrar a comissão setorial, promovendo uma maior integração com as paróquias vizinhas.
Tendo conhecido particularidades da realidade de nossa paróquia, o Frei Joaquim sugeriu que as pessoas viessem não só das pastorais e dos movimentos em atividade na Matriz, mas também das capelas e dos institutos de vida religiosa e da juventude. Assim, alguns nomes foram citados e exortados a aceitarem com docilidade às indicações. O grupo precisará estar devidamente formado por ocasião da próxima reunião do setor, que ocorrerá no próximo dia 27, na própria Matriz das Graças. O Pe. Luís é o encarregado de trabalhar com as equipes de Comipa.
A reunião foi encerrada com o agradecimento do Pe. João Novais, pároco dessa comunidade, que também já antecipou a parabenização pela do Frei como Vigário Episcopal.
0 comentários:
Postar um comentário