CONTEÚDO DESATUALIZADO

ATENÇÃO

ESTE SITE ESTÁ NO AR APENAS EM RAZÃO DE TESTES.
QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES E EXPEDIENTE DA PARÓQUIA DEVEM SER OBTIDOS POR TELEFONE, POIS AS INFORMAÇÕES AQUI APRESENTADAS PODEM ESTAR DESATUALIZADAS.

LAMENTAMOS O TRANSTORNO.
MUITO OBRIGADO E DEUS O(A) ABENÇÕE!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O amor de Deus em Cristo

Por Pe. João Novais, publicado originalmente na edição de Junho de 2006 nO Porta-Voz (Boletim Informativo da Paróquia das Graças).

É de todos conhecido que o cristianismo assenta sobre o amor. Este amor elevado até Deus diz-nos que “Deus é amor” (Jo 4,7-12); um amor pessoal no Espírito Santo e um amor difuso de Deus ao homem. “Ele amou de tal modo o mundo, que lhe deu o próprio Filho”.

Cristo é a revelação do amor de Deus ao homem, não só porque veio cumprir a vontade amorosa do Pai, mas porque amou-nos até ao fim, entregando-se à morte por nossa salvação. Ele amou-nos primeiro, o que nos obriga a também a amá-lo. Amá-lo sobre todas as coisas, mais que anós próprios; amá-lo na plenitude do Corpo de Cristo - a sua Igreja; amá-lo nos irmãos tanto quanto podemos amar-nos a nós próprios. São Paulo dá-nos a formula da plenitude do amor: - amemo-nos no amor do Coração de Cristo Jesus.

O homem, sempre que pretende comunicar-se com outrem, usa símbolos que podem ser palavras, gestos, objetos... poucos símbolos são tão universalmente aceites como um coração desenhado para significar o amor. É nesta linha de pensamento que devemos entender a nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Não se trata tanto do culto a uma parte do Corpo de Jesus, mas duma aproximação à profundidade do amor de Deus, servindo-nos dum símbolo grandemente significativo e real: - o coração d'Aquele que veio ao
mundo para nos manifestar quanto Deus nos amou até atingir o grau supremo ao darnos o Seu Filho - Jesus Cristo.

"É grande este mistério", diz São Paulo, "digo-o do amor de Cristo à sua Igreja.”

A celebração da festa do Sagrado Coração de Jesus é, por este motivo, a comemoração do amor que Deus nos manifestou: ao criar o homem; ao enviar como prova do Seu amor o Seu Filho único; ao oferecer-se, em Jesus, à morte por amor dos homens; ao enviar-nos o Espírito Santo: Amor eterno entre o Pai e o
Filho.

Frente a tanta grandeza de amor é justa a exclamação de São Paulo - "só pelo amor podereis conhecer qual é a largura, o cumprimento, a altura e a profundidade do Amor do Cristo".

O Coração de Cristo é, assim, a chamada constante ao homem do AMOR que Deus nos tem.

A celebração do Sagrado Coração de Jesus é uma chamada à nossa consciência relativamente ao amor de Cristo. A nossa consciência não pode ficar insensível e passiva: Ele amou-nos primeiro. Amemo-lo também nós, amemo-lo sobretudo nos irmãos, pois amando-nos, amamos a Cristo; amando a Cristo, amamos o Pai
e, se amarmos o Pai no Filho e Pelo Espírito Santo, o amor estará em nós, pois Deus é Amor, fez de nós Sua morada.

0 comentários:

Postar um comentário