CONTEÚDO DESATUALIZADO

ATENÇÃO

ESTE SITE ESTÁ NO AR APENAS EM RAZÃO DE TESTES.
QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES E EXPEDIENTE DA PARÓQUIA DEVEM SER OBTIDOS POR TELEFONE, POIS AS INFORMAÇÕES AQUI APRESENTADAS PODEM ESTAR DESATUALIZADAS.

LAMENTAMOS O TRANSTORNO.
MUITO OBRIGADO E DEUS O(A) ABENÇÕE!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Nota de falecimento

É com pesar que comunicamos, à comunidade paroquial das Graças, o falecimento do nosso querido pastor, Pe. João Novais.

Segundo as primeiras informações obtidas pela secretaria paroquial, o Pe. João Novais faleceu nas primeiras horas do dia 1º de Setembro de 2011, hoje, ainda dentro do avião que o levava a Lisboa para suas férias anuais. Foi socorrido num primeiro infarte dentro do voo, tendo recuperado-se e até agradecido pelo socorro. Em seguida, teve um segundo infarte, já próximo ao pouso, sobre o qual houve pouco a se fazer.

Pe. João era português e por isso costumava curtir suas férias em sua terra natal. No próximo mês (outubro) completaria 50 anos de sacerdócio.

O Pe. João esteve à frente dessa comunidade durante as últimas décadas, tendo levado nossa comunidade a romper o milênio a passo da Igreja. Sempre fez questão de trazer os desafios propostos por todas as instâncias superiores da Igreja, fosse as campanhas de evangelização promovidas desde Roma, fosse pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fosse pela própria Arquidiocese de Olinda e Recife.

Também era zeloso pelas orientações da Igreja, quando Roma falava, em qualquer matéria, ele aceitava sem qualquer tipo de questionamento. Sua liturgia era impecavelmente obediente ao que manda a Igreja.

Aqueles que o conheciam mais de perto puderam, ao longo dos trabalhos da comunidade, perceber que a falsa aparência que alguns tinham dele, de que seria um homem bruto, duro, caia por terra rapidamente. Tratava-se de um pastor sensível às dores dos homens, de cada homem. Sempre disposto a pacificar os conflitos, além de insistente promotor da unidade paroquial.

Ainda há pouco a ser dito quanto às implicações que seu falecimento para a comunidade, e tampouco é o momento de discutir o assunto, já que certas decisões cabem ao nosso Arcebispo, Dom Fernando Saburido. Por hora, cabe-nos sentir a dor da despedida, ao mesmo tempo em que podemos agradecer a Deus pela chance de ter conhecido e convivido com esse pastor tão humano e solidário.

A missa de sétimo dia será celebrada em nossa comunidade no próximo dia 9 de setembro, às 20 horas. O sepultamento e demais celebrações naturalmente serão realizado em Portugal, pelas razões já citadas nesse texto. O expediente paroquial hoje foi encerrado, porém notícias podem continuar sendo publicadas aqui ao longo do dia (Atualizado em 02/09/2011).
O site da Arquidiocese de Olinda e Recife já publicou nota de falecimento, com justa homenagem, que pode ser conferida clicando aqui. Confira também as notas no Pernambuco.com, no PE360graus e no NE10.

A Pastoral da Comunicação abre esse canal para depoimentos dos fiéis. A próxima edição do Porta-Voz será uma homenagem, e gostaríamos de publicar depoimentos que fizessem juz ao que o Pe. João deixou, seu legado em nossa comunidade. Para participar, "postem um comentário" abaixo, se não souber como preencher o perfil, marquem "Nome/URL". Ela será publicada no site à medida que vá sendo aprovada pelo moderador.

28 comentários:

João disse...

Exemplo de amor e fidelidade a santa Igreja...O céu alegra-se com a sua chegada!!

João(Filhos da Misericórdia)

Paulo Dutra de Morais disse...

Fica o exemplo de uma missão cumprida fielmente, até o fim. Cinquenta anos de vida sacerdotal. Deus permitiu a Padre João o descanso em sua terra natal, após mais de três décadas como servo do Senhor em terras brasileiras. Que Nossa Senhora, a concebida sem pecado, o acolha sob o seu manto, como filho, na pátria celestial.

João Tiago Pessoa disse...

A aparência de uma pessoa dura caia por terra quando se convivia com ele. Como bem diz a nota, Pe. João tinha um coração muito sensível às necessidades das pessoas. Sabia ouvir e compreender.

Tive o privilégio de ter uma intensa participação dele na minha vida sacramental. Impossível contar a minha história de católico sem reservar um grande espaço para o Pe. João.

Assim como ele sempre lembrava de rezar pelos seus paroquianos e amigos quando ia até Fátima/Portugal, certamente todos nós contaremos com a sua intercessão na pátria celeste.

Silvana disse...

É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido Pe. João. Que Deus o ponha em um bom lugar.
ENAVANE (paroquiana)

moysa.mô disse...

É com tristeza que expressamos nossa eterna saudade a Pe. JOÃO. Estará em paz.
Marilena e Moysa

Ângela Lavra e família disse...

Consternados com o falecimento do nosso Pároco e amigo,Conselheiro Espiritual, nos unimos aos demais paroquianos com o sentimento de pesar e tristeza. Ao mesmo tempo queremos através desta, agradecer a confiança que nos deu ao reabrirmos a Capela da Jaqueira, pertencente a nossa Paróquia.
Marcelo Lavra (in memoriam), Ângela Lavra e filhos.

Vicente Novais Filho disse...

Saudades, muitas saudades do meu tio.

Vicente Filho

Bruno disse...

A Missa de 7º dia será no dia 08/09 às 20h.

Agradecemos as orações e a solidariedade de todos.

Anonymous disse...

Descanse en paz.

Anonymous disse...

Le conocí en la Eucaristía a la que asistí el día 27 de Marzo, dos dias después de la boda de mi hijo en la misma Parroquia. Desde Palencia (España), la familia Ausín ruega al Señor le reciba en su seno.

Iaci Pacheco disse...

Para quem tem fé, a morte deixa de ser um fantasma e se torna a condição indispensável para o encontro do homem com Deus.

Para nós, fica a saudade e o seu exemplo.

Equipe de Coordenação da Campanha da Mãe Peregrina de Schoensttat

Lili Suassuna disse...

Que Deus o receba de braços abertos!!!!!!!!!! Adorava o Pe. João!!

Silvana disse...

Que as suas boas obras o tornem um servo protegido de Deus. Descanse em paz.
Silvana

Antonio Aureliano disse...

Padre João foi um sacerdote fantástico. Ele fez, juntamente com padre Romeu, a minha crisma e a crisma de muitos outros. Sempre sábio em seus sermões, trazia serenidade para o coração de quem ouvia. Vá na paz padre João, nos braços de nossa senhora e com seu lugar junto ao pai.

Natanael Júnior disse...

Salve Maria

Neste texto, tomo a liberdade de, em nome da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Beberibe, Recife, Pernambuco, externar aos nossos irmãos da Paróquia das Graças nosso voto de pesar pela morte do seu pastor eclesiático, Pe João de Oliveira Novais.

Confiantes na Redenção garantida pela Vida, Cruz e Ressurreição do Senhor, esperamos que ele possa estar no convívio do Bom Deus, da Santíssima Virgem e de toda a Corte Celeste, e que, igualmente, esteja ele também a rogar por nós que ainda continuamos nossa peregrinação na Terra.

Que a Luz Perpétua brilhe para o padre João e que o Bom Deus vos dê força e ânimo para a caminhada.


Pax Christi

Natanael Bezerra

Anderson Pontes disse...

Pe. João Novais fez parte de minha vida durante 19 anos. Em 1992 eu começava minha caminhada na fé e pude contar, desde o princípio, da sua atenção e apoio nos primeiros passos.

Nunca restringiu uma ação apostólica que fosse promovida, mesmo quando por uma razão ou por outra não pudesse acompanhar. Deixava fazer, e confiava.

Minhas lembranças mais agradáveis, e mais saudosas, remetem a época em que nós, jovens, realizávamos as primeiras missões da Juventude Missionária aqui no Recife, e era justamente nessa paróquia. No final do dia, ele sempre gastava alguns minutos a conversar conosco, com grande simplicidade e respeito. Difícil explicar o que essa lembrança significa pra mim. Era como a gostosa e reconfortante presença de um pai.

E nos momentos mais difíceis de minha vida jovem, ele esteve presente sem emitir qualquer julgamento, e sem exigir nada em troca.

Certamente, agora o Pai lhe dá a coroa da Justiça. E a mãe das Graças o acolhe carinhosamente. Voltou pra casa!

Henrique Cavalcanti disse...

Um exemplo de fé, que Deus o acolha em seu reino!

Bruno Brandão disse...

Um homem dedicado a nossa Igreja, que durante decadas construiu e manteve viva pastorais & movimentos dentro da nossa paróquia.

Hoje rezo ao nosso Pai que o acolha na sua infinita misericórdia e reserve a ele um lugar especial junto a Maria.

Que Jesus possa consolar o coração dos seus parentes e amigos.

Fique com Deus Padre João.

Anonymous disse...

como patricio de Padre João guardo muitas recordações :casou meu filho Júnior e batizou meu netinho Davi.
Que Deus o tenha em um bom lugar.

José Farinha Marçal

Anonymous disse...

Lamentamos muito o falecimento do Pe. João. Temos a certeza de que ele está num bom lugar, junto ao Pai do Céu e de Nossa Senhora.

Roger e família.

Bruno disse...

Obrigado por tudo e até um dia

Jose Maria e Dinane disse...

Querido Padre João!
É difícil para nós, chegarmos até a Igreja das Graças, ir à sacristia e não o encontrar, a saudade é grande!
Aquele seu jeitinho simples de se aproximar de nós, sempre preocupado com o que estávamos fazendo em prol da unidade da paróquia.
Este é seu marco: "A Unidade da Paróquia".
Sempre o conheci assim, que tudo fosse feito para o bem da comunidade. Queremos agradecer com muito carinho ao Nosso Senhor Jesus Cristo por este presente de poder ter convivido com o Senhor, aprendendo a ama-lo, respeitá-lo e obedecer sempre as suas determinações. Por tudo que o Senhor foi em sua missão de sacerdote, pedimos a Deus Pai de Misericórdia que o acolha como um dos seus filhos, porque o Senhor foi escolhido para ser o pastor desta comunidade durante tantos anos e cumpriu a sua missão fielmente.
Que Jesus possa agora dizer com a chegadade Pe. João ao céu: "Vinde bendito de meu Pai, aqui temos muitas moradas, vinde para o lugar que preparei para você".
A nós agora, cabe orar, agradecendo pelo presente que nos foi dado, pelos anos de convivência com uma pessoa tão zelosa com as coisas de Deus, e pedir que a Sabedoria Divina desça do Vosso Santo Céu e envie o Vosso Espírito Santo do trono de Vossa Glória sobre o novo sucessor e tome parte em seus trabalhos para que ele saiba fazer somente o que agrada a Deus.
Como falou o Monsenhor Romeu: "O padre é prisioneiro de Deus, faz não o que lhe convém, mas o que agrada a Deus".
Fica a saudade, mas o amor permanece, termino com as próprias palavras de Pe. João; onde em homilia ele falava da ação do Espírito Santo sobre a Igreja e afirmava: "Sem o Espírito Santo, Deus permanece no passado, o Evangelho é uma letra morta e a Igreja é uma simples instituição".
Vai em paz Pe. João com a consciência de missão cumprida. Se não fez tudo o que era para fazer, mas fez todo o possível para fazê-lo!
Saudades de quem o amava muito.
José Maria e Dinane

João Vicente Torres disse...

Foi uma felicidade encontrar Pe. João com seu sotaque luzitano nos primeiros dias que cheguei em 1957 na paróquia das Graças vindo do Amazonas. Disse-me: "seja um bom paroquiano, frequente nossos grupos." Foi o que fiz relaxando depois por motivos de viagens constantes.

Encontrei no Padre amigo não só o confessor ideal, mas um amigo fiel e seguro. Eu e minha família sentimos saudades dos seus aconselhamentos.

Como católicos estaremos juntos na comunhão dos santos. Deus seja louvado. Padre João já está em sua morada que o Senhor lhe preparou. Amém.

João Vicente Torres, um paroquiano

Ana Maria e família. disse...

Desde que chegamos à paróquia das Graças, em 2006, que sentimos quanta vida havia nesta comunidade e sabíamos que era porque havia um bom pastor cuidando de seu rebanho. Era Padre João,com sua simplicidade que reunia todos em nome de Nosso Senhor e iluminado pelo Santo Espírito. Obrigada, Pe. João por tudo que o senhor fez por esta paróquia e por minha família.
Que Deus o tenha.

Anonymous disse...

Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia da sua partida para junto ao Pai Celestial.
Nunca posso esquecer o carinho que Pe. João teve com meu pai quando este estava doente.
Que Jesus o receba em sua glória.
Fatima Amorim Costa e família.
06 de setembro de 2011.

Amaro disse...

Soube que o Senhor viajou para Portugal, antes mesmo do avião pousar em Lisboa o nosso Deus o chamou em particular, para continuar juntos a caminhada, porém agora para toda eternidade.

Eu pensei: ELE DESCANSA COM SOSSEGO E NA VONTADE DO SEU SOBERANO SENHOR. DESCANSAR é muito bom, com SOSSEGO melhor ainda, e na vontade de DEUS Só nos resta a saudade...

Quando conheci Padre João, tinha 19 anos de idade, passaram 30 anos e nessa caminhada que tivemos juntos pude aprender muito com ele.

Era meu confessor, trabalhei na pastoral da catequese, quase 22 anos. Onde foi meu orientador da doutrina Católica Apostolica Romana.

Ao longo da sua caminhada de 50 anos anos de padre, sou testemunha que continou perseverante na missão que abraçou como Pastor.

"Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor,e se teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos,serás salvo." (Rom 10,9-10)

Ir. Rafael Chacon Cavalcanti, LC disse...

Pe. João. Como agradecer tudo o que fez por por tantos e também por mim? Foi quem me fez filho de Deus, quem me batizou há 29 anos atrás. Me afastei da Igreja, voltei aos 16 anos e lá estava ele de novo me esperando na mesma igreja. Quantas missas, quantas confissões, quantos trabalhos apostólicos realizados sob seu olhar e aprovação, com sua confiança. Seu exemplo e fidelidade à Igreja sempre me encheram de um santo orgulho de tê-lo como Pai e Pastor de minha alma. Obrigado, Senhor, por este teu servo que hoje, sem dúvida, goza da eternidade feliz que Tu mesmo prometestes aos que te serviram bem. Sem dúvida nos olha desde o Céu do ladinho de Nossa Senhora, a quem tanto amou e por quem tanto foi amado.

Rosa Rodrigues disse...

Homem de gestos e atitudes inigualáveis, um brilho diferente no olhar, padre João era assim, alguém que apenas com a sua presença já passava algo diferente, dele vinha muita paz e serenidade. Viveu intensamente e profundamente o Amor a Deus e ofereceu sua vida como testemunho de um fiel discípulo missionário de Jesus Cristo. Uma grande característica sua era a disponibilidade, e o total despojamento de si, ele nunca dizia, não ou depois, tudo o que pedíamos éramos atendidos na hora. Em nossa paróquia empenhou grande parte de sua vida e forças. Quanto amor, quanta dedicação por esta paróquia e seus paroquianos, suas pastorais e seus movimentos. Assim era o querido Pe. João. Homem de oração profunda e comprometimento com a ajuda e apoio a todos.
Falta me palavras para descrever quem foi esse homem... talvez basta-me apenas dizer:
“Era um Homem de Deus, era Santo!”
Como último pedido a ele, peço sua intercessão no céu por nós e pela nossa paróquia.
Um dia, meu grande amigo, nos encontraremos na Glória de Deus. Amém.

Postar um comentário