CONTEÚDO DESATUALIZADO

ATENÇÃO

ESTE SITE ESTÁ NO AR APENAS EM RAZÃO DE TESTES.
QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE AS ATIVIDADES E EXPEDIENTE DA PARÓQUIA DEVEM SER OBTIDOS POR TELEFONE, POIS AS INFORMAÇÕES AQUI APRESENTADAS PODEM ESTAR DESATUALIZADAS.

LAMENTAMOS O TRANSTORNO.
MUITO OBRIGADO E DEUS O(A) ABENÇÕE!
Mostrando postagens com marcador família. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador família. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dependência, só se for de amor

Os jovens de nossa comunidade estão promovendo, como fechamento da Semana da Família, uma conferência sobre o exercício da liberdade no ambiente familiar.

O jovem Rafael, da Comunidade Maanaim, ex-usuário de drogas, falará sobre o poder transformador do amor em sua vida.

Participe: será no próximo domingo (21 de Agosto de 2011) no horário das 17 às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz das Graças.
Entrada franca, sem necessidade de inscrição.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

1º Forrojão Graças

O Forrojão das Graças 2011 foi um sucesso, aconteceu em 11 de junho, com muita comida típica, quadrilha, matutos, crianças, jovens e uma Nega Maluca..., com muita animação ao som de um bom forró pé-de-serra ao vivo.


A comunidade lotou o salão paroquial, participando mais uma vez dos eventos desta paróquia. Agradecemos aos doadores de comidas e toldo, ampliando a área da festa.



1º Feijobingo 2011 segue sucesso de público

Aconteceu no dia 22 de maio, o 1º Feijobingo 2011 da Paróquia das Graças. Foi um sucesso de público, com a participação em peso da comunidade e dos paroquianos. Todas as cartelas de bingo, que davam direito à feijoada, foram vendidas.


Agradecemos a todos os doadores, que contribuíram com refrigerantes, cervejas, comidas e brindes para o bingo e sorteios.

Agradecimento ao Shopping Plaza, que contribuiu através do Cinema e das lojas Nuvole, Mahogany, Morana e Imaginarium. Além da Corbeluxe e restaurante Recanto Lusitano.

Os realizadores do evento aguardam todos novamente no 2º Feijobingo 2011, no dia 28 de agosto.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Papa sublinha importância da formação religiosa dos casais

Ontem, ao receber bispos indianos na cidade do Vaticano, o Papa Bento XVI sublinhou a importância da catequese para aqueles que se preparam para o sacramento do matrimônio:

“Uma catequese profunda alimentará em grande medida a fé das famílias cristãs e os assistirá para que possam dar testemunho vivo e vibrante da sabedoria ancestral da Igreja com relação ao matrimônio, à família e ao uso responsável do dom de Deus que é a sexualidade”, disse.

O conceito da família vem sofrendo intensos ataques no mundo inteiro. Por isso, é fundamental que os casais vejam-se como ministros de Deus um para o outro e para seus filhos, superando a transcedência meramente humana, em que tende-se a reduzir o casamento ao âmbito meramente jurídico.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O cristão, verdadeiro e autêntico, nas redes sociais



Há seis anos as redes sociais apenas engatinhavam, e a forma de navegar na internet era bastante diferente. As pessoas buscavam notícias nos grandes portais, administravam suas finanças nos bancos na internet, compravam nas lojas mais conhecidas. E a maior parte das interações com outras pessoas ainda se dava através de email e do messenger (MSN).

Hoje, mais do que encontrar pessoas em redes sociais, você compartilha conteúdo com elas. Diz o que está pensando, indica notícias e artigos, compartilha fotos e vídeos, conversa em áudio e vídeo ao vivo e novidades aparecem a cada novo dia.

Dentro desse contexto, no último dia dedicado às comunicações sociais Bento XVI escreveu orientações sobre o papel dos cristãos nesse contexto, destacando dois aspectos: a verdade e a autenticidade. A respeito disso, a agência de informações internacional Zenit publicou uma entrevista com um especialista em comunicação de marcas e instituições Guillaume Anselin. O Porta-voz na internet reproduziu a publicação e aqui destaco os pontos mais altos, por julgar o assunto de grande interesse de grande valia aos cristãos com o perfil dos nossos paroquianos.

Considere-se que o cristão deve ser um agente da verdade, porque a Verdade é o próprio Cristo. Na era da informação muitas vezes há carência de fontes que comprovem os dados, e também nas redes sociais muitas vezes as informações são transmitidas como se fossem verdade, sem que se tenha investigado com cautela suas fontes. Consideremos o que diz o administrador W. Edward Deming: "Em Deus nos acreditamos. Todos os outros precisam nos trazer dados".

Portanto, ao cristão cabe ser luz, iluminando os fatos para que a Verdade apareça. Com fontes concretas e linguagem acessível, testemunhar com simplicidade aquilo que se crê. Ao mesmo tempo, usar de uam "criatividade responsável", com um "escrupuloso profissionalismo", para que as mensagens sejam claras e atraentes.

E não há como cumprir esse aspecto se se esconde através de um perfil (ou avatar) falso. Apesar das possibilidades que a internet oferece de que as pessoas se mantenham no anonimato ou se comuniquem através de pseudônimos, é essencial que haja coerência entre o mundo real e o mundo digitalmente conectado. Este primeiro passo já constitui em si mesmo um primeiro testemunho da verdade. Ser íntegro, num único testemunho de vida, sóbrio e equilibrado até mesmo na escolha de seu conteúdo na rede de computadores.

Isso tem a ver com Autenticidade, outro ponto destacado por Bento XVI e pelo entrevistado. não adianta queremos ter iniciativas católicas, se não o somos. Na linha da autenticidade da fé, seremos incapazes de comunicar uma fé que não vivemos, ainda que seja pela internet.

Em seu conteúdo, o cristão deve lembrar-se sempre da mensagem a ser transmitida. Deve lembrar que é a face de Cristo que todos buscam, muitos mesmo sem saber. E a encontrarão se for mantido o foco de oferecer respostas simples, nos formatos mais variados, às questões elementares a respeito da fé, da vida e da sociedade. Feito isso, por maiores que sejam as redes do novo mundo, não suportarão o peso de tanta pesca e também se romperão... em Salvação para Cristo, e em novos membros para a Igreja.

domingo, 14 de novembro de 2010

XI Festa dos Talentos

No último sábado 6 de Novembro, membros de nossa comunidade e convidados lotaram o salão paroquial numa noite de descontração e integração. Foi a edição 2010 da Festa dos Talentos, que já vem ocorrendo no mesmo lugar há 11 anos e tem essa característica, de ser celebrada "em família", no seio paroquial.

A proposta do evento consiste em dar graças a Deus pelos dons recebidos através de exibições artísticas voluntárias e simples. Dessa forma foi idealizada a Festa dos Talentos desde a primeira edição a partir do Grupo de Oração Caminhando com Jesus, promovido pela Paróquia das Graças para toda a comunidade.

A edição 2010 contou com teatro de bonecos, musical (apresentado por crianças), jovens talentos, grupo musical "us kara", Banda Som e Luz e dança dos famosos (estrelado por casais do ECC). Entre uma atividade e outra, enquanto ajusta-se o palco, prêmios são distribuídos através de uma rodada do Bingo.

A seguir, confira algumas breves imagens do evento.




Confira também as fotos do evento

sábado, 30 de outubro de 2010

Buscai o Espírito de Deus e segui em missão

I Encontro de Evangelização do Setor Centro Residencial
«Ser discípulo missionário de Jesus» é o desafio que se apresenta.

Numa iniciativa ainda sem precedentes, as Paróquias das Graças, do Espinheiro, de Casa Forte, da Harmonia, da Torre e da Madalena uniram-se num esforço para realizar uma atividade de integração das suas comunidades, membros do Setor Centro-Residencial da Arquidiocese de Olinda e Recife.

O encontro será coordenado pelo pároco da Harmonia, Pe. José Josivan Bezerra de Sales, e terá D. Fernando Saburido presidindo a celebração além do Pe. Josenildo como palestrante.

O evento faz parte do esforço arquidiocesano que visa impulsionar as comunidades em torno da missão à luz da Conferência de Aparecida (2007, leia página 7). A missão da Igreja, como todos sabemos, não é outra senão anunciar Jesus Cristo, Nosso Salvador, oportuna e inoportunamente. Fazer Jesus Cristo conhecido, amado e transmitido através de palavras mas sobretudo pelo testemunho de vida, na coerência de valores. Porque quem experimenta o olhar de Cristo nunca mais olha para trás, e vive uma mudança que é contínua, permeando todos os aspectos de sua existência.

Jesus Cristo nada exige. Ele só pede que se deixe amar. O resto é consequência: a transformação do Espírito Santo que cumpre a sua obra em nós ("Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância" Jo 10,10). E quando se confia no senhor, pode vir a pior das tempestades, cairem cem de um lado, mil do outro lado, mas você permanece firme.

Não é uma existência sem dor que ele promete, ao contrário do que muitos pregam por aí, no intuito de obter rebanhos cada vez mais numerosos. Não se pode inverter os papéis: Deus é Deus independentemente de nossa adesão a ele, mas nós não somos nada e teremos uma vida medíocre se não aderimos a Ele. E aderir a Cristo significa aceitar a cruz de cada dia e segui-lo. Não existe seguimento a Jesus sem dor e sofrimento, pois se trataram ao Senhor ao ponto de erguê-lo numa cruz, podemos imaginar que não viveremos uma vida de regalias por servi-lo. Cada vez que formos irrepreensíveis em nossa fidelidade, sem abrir "exceções" sobre as quais o mundo busca nos seduzir, experimentaremos um tormento. Mas diante disso ele diz: "Coragem, eu venci o mundo" (Jo 16, 33). É melhor receber a recompensa do alto do que a desse mundo, que não sabe tratar dos seus (Mt 6,16). «Deus dá o frio conforme o cobertor», e não haverá provação sem que seja concedido, juntamente, o poder do alto.

Para que sejamos fiéis é necessário manter o estado de alerta. E é nesse sentido que a atividade se apresenta como uma oportunidade para os mais novos ou mais velhos, independente-mente do tempo de caminhada ou de conversão a qual estejam submetidos. A única exigência é o coração aberto, dócil em atender ao Bom Pastor.

Será no sábado 20 de Novembro no horário das 8 às 16 horas no Centro Comunitário Salesiano (Estrada do Arraial, 3460 - Casa Amarela), e a participação se dará mediante a inscrição de vinte reais que deverá ser feita junto à secretaria de cada paróquia (limitada a 30 inscrições por comunidade). O almoço será no próprio local sem custos extras.



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Candidatos à presidência encontram-se hoje em debate da CNBB

O primeiro debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em torno dos principais candidatos à presidência da república não promete grande repercussão nem foco em questões relacionadas a fé ou moral cristã. Assim foi noticiado no jornal O Estado de São Paulo a partir de fontes da CNBB e que foram reproduzidas no blog do Porta-Voz.

Esse é o segundo debate de presidenciáveis promovido por organizações católicas. O primeiro, promovido pela TV Canção Nova e TV Aparecida, ocorreu no dia 23 de Julho e não contou com a candidata do PT, Dilma Dilma Rousseff, que alegou incompatibilidade em sua agenda. Até o presente momento, os quatro principais candidatos já confirmaram suas presenças no novo debate.

No formato definido pela CNBB evita-se o confronto direto entre os candidatos, já que não precisarão responder perguntas feitas por um de seus adversários. Mas a maior surpresa certamente está no fato de que essa edição parece não dar muita importância para os temas mais importantes para quem busca viver a cidadania brasileira em consonância com a fé católica: legalização do aborto, educação religiosa nas escolas, união civil, liberdade de credo e homofobia, dentre outros. Foi reservado apenas um bloco com apenas quatro perguntas, dentre 20 temas previsamente definidos.

Para conferir o debate ao vivo pela internet, acesse o portal da Universidade Católica de Brasília hoje a partir das 21h30 (ou utilize o Portal Uol). E caso não tenha assistido o debate promovido pela TV Canção Nova, assista clicando aqui.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"Eu digo sim à vida. Diga você também!"

"2010 é ano eleitoral, por isso nossa caminhada será ainda mais importante, ela será um evento de consciência política que nos ajudará na hora do voto". Com essa expressão, Dom Fernando Saburido, Arcebispo da Igreja em Olinda e Recife alerta todos os simpatizantes do tema da defesa da vida.

Hoje ainda é possível se manifestar a respeito; talvez, daqui há um ano, as conquistas venham a ser ainda mais difíceis.
Na ocasião do lançamento do projeto, em 30 de Julho, foi apresentada também a campanha "A vida depende do seu voto", do Movimento "Brasil sem aborto", que tem por objetivo conscientizar a população a votar em candidatos comprometidos com a vida. O movimento disponibiliza em seu site uma lista de candidatos comprometidos com o tema: http://www.brasilsemaborto.com.br/.

A Caminhada pela Vida encontra-se agora na sua quarta edição, alcançando maturidade em sua expressão. Dessa forma, o número de associações da sociedade que aderem à ideia ultrapassam os limites da Igreja. Por isso, esse ano a Caminhada terá caráter ecumênico, reunindo irmãos de outras denominações cristãs e espíritas (através da adesão da própria Federação Espírita de Pernambuco).

Outro aspecto dessa evolução da Caminhada é a temática, que agora aborda não só a questão do aborto, mas também todas as etapas da vida, desde a concepção até o fim natural. Assim, temas como violência, drogas e meio-ambiente passam a compor o quadro.

A 4ª Caminhada "Sim à vida", tendo por tema esse ano "Eu digo sim à vida. Diga você também!" acontecerá no próximo domingo, 26 de Setembro. A concentração será às 9 horas no Castelino, tendo por fim o 2º Jardim, no Pina, prevista para as 12 horas. O grito pela vida terá o apoio de cinco trios elétricos, embalados por bandas religiosas.

Com informações fornecidas pela Pastoral da Comunicação Arquidiocesana e da Folha Jovem

domingo, 22 de agosto de 2010

Feijobingo em Agosto bate recorde de adesão

Aproxima-se o próximo Encontro de Casais com Cristo mas os preparativos estão a todo vapor. E, para a alegria de toda a comunidade, tivemos mais uma edição do já tradicional evento onde integram-se paroquianos oriundos das mais diversas associações ou apenas simpatizantes convidados em torno de uma bela feijoada acompanhada pela descontração de um bingo entre amigos.



Prêmios são distribuídos entre os mais sortudos, mas toda a comunidade vence com a fraternidade desenvolvida em torno a Cristo, sob o manto de Maria no seio da Paróquia.

O evento ocorreu no Domingo 15 de Agosto no Salão Paroquial e contou com participação recorde de mais de 200 pessoas.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Domingo tem Feijobingo

Quem já está há algum tempo em nossa comunidade já sabe que uma das melhores oportunidades de descontração e integração da paróquia é o já tradicional Feijobingo, que ocorre duas ou três vezes por ano, geralmente preparado pelo Encontro de Casais com Cristo.

O evento conta sempre com uma atração musical e com um bingo. Daí surgem prêmios e brindes que são distribuídos entre aqueles que prestigiam o acontecimento. Mas a feijoada é para todos e o clima fraterno é garantido.

Domingo 15 de Agosto tem a próxima edição. A cartela do bingo é o sinal de adesão individual necessário custa dez reais e pode ser obtida na secretaria paroquial ou nos horários das missas que precedem o evento. O lucro é revertido para a realização do próximo Encontro de Casais com Cristo, que ocorrerá no primeiro final de semana de Setembro.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

2º Encontro de Noivos de 2010

Como anunciando anteriormente, na tarde e manhã dos dias 24 e 25 de Junho, respectivamente, ocorreu a segunda edição do Encontro de Noivos promovido pela nossa paróquia. O evento ocorrido em nosso salão paroquial contou com a participação de 22 casais.


Alguns casais posaram para fotografias, contribuindo com nossa reportagem mas também guardando a imagem desse momento tão marcante em suas vidas.


Clique nas imagens para ampliar

O casal de noivos Cássia e Augusto deixou um depoimento registrado, contando como foi a sua experiência e o significado de participar desse encontro. Assista:


Como animadores do evento contou-se com a participação do experiente casal Suzana e Ricardo Fellows, bastante atuante em eventos de nosso Encontro de Casais com Cristo. Confira o depoimento da Suzana sobre o que significou para ela trabalhar no evento.



Cybele e Claudio, casal responsável pelo Encontro de Noivos não estiveram presentes nessa ocasião em virtude do atendimento à convocação feita pela Arquidiocese de Olinda e Recife, participando na mesma data de um evento da Pastoral Familiar promovido na Diocese de Caruaru pela Regional Nordeste 2 da CNBB.

equipe de trabalho - clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Matrimônio, sacramento entre homem e mulher

Nos últimos dias esteve em pauta no Senado da Argentina a legalização da união de pessoas do mesmo sexo, que terminou por ser aceita. Mesmo assim, a Faculdade de Direito da Universidade Pontifícia Católica participou das audiências públicas, com apresentação de reflexões conclusivas com o título "Valorizar e proteger a riqueza do casamento entre homem e mulher", dos quais apresentamos para nossos leitores paroquiais algumas reflexões válidas também em nosso contexto nacional e paroquial.

Gabriel Limodio, decano da referida faculdade, alertou quanto a uma forma muito sutil de se eliminar referências às condições de gênero do ser humano como homem e mulher na legislação da família, substituindo os termos "pai e mãe" por "pais", "esposo e esposa" por "esposos", "avô e avó" por "avós", "marido e mulher" por "cônjuges". A união de pessoas do mesmo sexo rejeita a riqueza desses gêneros e afeta seriamente instituições fundamentais da organização social.


Considera ainda que "a infância é uma etapa decisiva da vida, na qual se forma a personalidade. A privação deliberada e antecipada por via legal da riqueza que significam um pai e uma mãe leva a um grave dano até as crianças, com ondas consequentes a nível pessoal, familiar e social. As crianças não podem ser objeto de experimentos sociais."

Por outro lado, deixa claro que "em nenhum caso a falta de reconhecimento jurídico das uniões homossexuais constitui uma violação dos direitos humanos fundamentais, que os homossexuais têm como qualquer ser humano pelo fato de ser humano, independentemente de sua condição homossexual."

Conclui com a exortação de que, diante da gravidade, injustiça e a inconstitucionalidade da proposta, "convém opor-se de forma clara e incisiva, convidando os legisladores a valorizar e promover a riqueza da complementaridade entre homem e mulher no matrimônio como fundamento da família, célula básica de sociedade."

Nós, católicos, precisamos saber diferenciar o casamento, enquanto legislação civil, do matrimônio, que é um Sacramento. A legalização das uniões entre pessoas do mesmo sexo tende a aumentar ainda mais a confusão que se faz. Mas enquanto esses conseguem se dar em casamen-to em alguns países e até adotar filhos, jamais conseguirão se dar em matrimônio, uma vez que «a união matrimonial do homem e da mulher está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos» (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, Nº338). 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Conferências sobre a História da Igreja

Hoje os paroquianos terão a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Igreja. O Movimento Regnum Christi, presente na paróquia desde 1995 e com sede própria (Centro Missão - casa do lado direito da matriz) trará uma palestra sobre a queda do império romano e sua relação com nossa Igreja. O encontro se dará no Salão Paroquial às 19h30.

Em 22 de Abril desse ano o movimento iniciou uma série de conferências sobre a História da Igreja. Como tema, apresentaram-se "Introdução e Visão Geral do Programa de Estudos" em 22/04/2010, "Das perseguições ao Edito de Milão" em 06/05 e "Concílios de Nicéia e Constantinopla" em 20/05.

São previstos 18 encontros, e os próximos agendados são "Visão Geral da Idade Média" para 01/07/2010
e "Francos: de Clóvis à Carlos Magno (séculos V ao IX)" para 22/07. Todos os temas tratados de forma bastante honesta e verdadeira pelo estudioso Glauco Gonçalves, doutorando na área de informática. O local é o Salão Paroquial e o encontro tem início às 19h30.

Não há necessidade de inscrição, entretanto recomenda-se confirmar as datas e horários falando com Pacheco: email jcpacheco.junior@gmail.com e telefone (81) 8787.1229.

Próximos temas previstos:
"A fundação de Cluny e a Reforma da Igreja (séculos IX ao XI)" (05/08/2010)
"O Glorioso Século XIII" (19/08/2010)
"Grande cisma do Ocidente (séculos XIV e XV)" (02/09/2010)
"Visão geral do período moderno: As revoluções" (16/09/2010)
"Renascimento (séculos XV e XVI)" (07/10/2010)
"Reforma e Contra-reforma (séculos XVI e XVII)" (21/10/2010)
"Iluminismo e Revolução Francesa (séculos XVII e XVIII)" (04/11/2010)
"O dogma da imaculada conceição e o Concílio Vaticano I (século XIX)" (18/11/2010)
"Aparição de Fátima e o Século XX" (02/12/2010)
"Tópicos Especiais: Cisma do Oriente" (03/02/2011)
"Tópicos Especiais: Os embates islâmico-cristãos (Cruzadas, Reconquista, Batalha de Lepanto)" (17/02/2011)
"Tópicos Especiais: Inquisição" (03/03/2011)

Atenção: Esta programação sofreu alterações. Confira clicando aqui.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Acolhida das crianças durante a Missa da Família

Os casais que participam da Santa Missa em nossa matriz aos sábados agora voltam a contar com o serviço de acolhida e evangelização de crianças no mesmo horário.

A Santa Missa dos sábados (18h30), em nossa igreja matriz, é tradicionalmente atribuída às famílias. O fato de que esteja sob os cuidados do Encontro de Casais com Cristo na preparação da liturgia reforça essa impressão.

Durante alguns anos, os casais que se dirigiam à celebração eucarística podiam contar com um trabalho com crianças feito no mesmo horário, para que os pais pudessem participar da missa enquanto seus filhos, ainda em idade anterior à primeira comunhão, eram evangelizados.


Essa atividade era realizada pela Base Net, um apostolado do Movimento Regnum Christi na paróquia. Entretanto, tendo seus trabalhos interrompidos no último ano, voltará a ser realizado pela mesma equipe que vinha realizando um trabalhando com a Infância Missionária. A partir do sábado 12 de Junho.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Encerramento do mês mariano

Todos os anos o povo católico renova sua devoção à mãe de Jesus de uma forma particular no mês de Maio. As mães e noivas, assim como os filhos e maridos, pedem graças a fim de cumprirem bem suas vocações, como a mãe de Jesus cumpriu a sua, "segundo a Palavra do Senhor".

Para encerrar esse mês, nos reunimos na meditação contemplativa dos mistérios do terço seguida pela Santa Missa. Para concluir a atividade, a simbólica coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, registrada em vídeo pela nossa redação e exibida abaixo.


Tudo isso se deu no dia 31 de Maio, a partir das 17 horas na Igreja Matriz. O presidente da celebração foi o Pe. Eudes.


Este evento foi anunciado pela Pastoral da Liturgia no Sábado 29.

Divulgue essa ideia e participe você também com toda a família.
A família que reza unida permanece unida.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Formação: Temas fundamentais da fé agradam comunidade

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) iniciou em Abril um ciclo de conferências como parte do seu programa pós-encontro.

Em pauta o conjunto de temas do primeiro anúncio da fé, por isso as duas primeiras palestras abordaram "O amor de Deus" e "Fé e conversão", devidamente proferidas pelo jovem Ivanildo, da Comunidade Obra de Maria, e pelo Frei Denis, da Paróquia do Espinheiro, respectivamente.

Na segunda-feira 26 de Abril, antes de apresentar o tema para cerca de 50 interessados, Ivanildo prestou entrevista ao Porta-Voz. Ele explicou que discorre sobre o tema de três a quatro vezes por mês para públicos distintos, portanto sua abordagem é bastante prática. «Apresentar tantas vezes o mesmo tema me obriga a atualizar sempre esta experiência em minha vida», confessa o jovem, que está concluindo o curso de Jornalismo e já atua na Pastoral da Comunicação em sua comunidade.
O segundo tema abordado foi «Fé e Conversão», apresentado ontem (24 de Maio) às 20 horas também no Salão Paroquial. A atividade, aberta a toda a comunidade, contou com a presença de cerca de 80 participantes.
Segundo Andrade, encarregado das atividades do pós-encontro do ECC, as atividades das palestras promovidas pelo Encontro de Casais com Cristo retornarão em Julho.

Enquanto isso, a História da Igreja é apresentada com frequência quinzenal, às quintas-feiras, também no Salão Paroquial.

domingo, 23 de maio de 2010

Encontro de Noivos

Alguns são chamados ao sacerdócio, mas a maioria é chamada ao matrimônio. Esse chamado, que chamamos "vocação", implica em utilizar de toda a potencialidade de dons que Deus deu a cada um de nós.

No intuito de desenvolver esse chamado ao matrimônio é que a Igreja digna-se a promover o Encontro de Noivos. Nele, o casal faz uma reflexão sobre o significado do sacramento e o desenvolvimento de uma vida harmoniosa e cristã a dois.


Dentro desse contexto, o Encontro de Noivos se propõe a incentivar os casais a perseverarem na fé após o casamento integrando e alimentando-se da vida da comunidade paroquial, participando das pastorais conforme suas possibilidades.

Casais maduros que exercem o matrimônio como ministério, como plano de Deus, têm tudo para gerar famílias sadias, na construção de um mundo melhor.

O encontro costuma ocorrer, em nossa paróquia, no sábado à tarde e no domingo pela manhã. As inscrições são feitas na secretaria paroquial (na Matriz) e na sacristia da Matriz.

Reunião de mães dedicadas

Na Capela de Santa Teresinha (Derby), toda segunda-feira é dia das mães interecederem a Deus pelos filhos. A reunião semanal ocorre a partir das 9h30.

A oportunidade converteu-se numa devoção valiosa por dois motivos: primeiro, as mães pensam sério nos seus "pimpolhos" (nunca deixarão de ser); depois, os filhos lucram pela intercessão de suas mães, figuras simpáticas aos olhos de Deus.

Você, mãe, que gostaria de fazer mais pelos seus filhos, experimente esse exercício!

Com informações de João Vicente Torres.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

A experiência do acolhimento maternal de Maria através da visita da imagem peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é uma apostolado mariano, eclesial e popular, que visa a Evangelização das famílias e a renovação religiosa e moral do mundo. Seus objetivos são alcançados mediante a visita da imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e a oração, especialmente do terço. Tem como prática a devoção a Maria como Mãe e Educadora, que através da Aliança de Amor transforma interiormente seus membros e os envia do Santuário para cumprirem a missão de batizados.

Sua missão é proporcionar um encontro com Jesus através de uma sadia devoção a Maria; despertar a consciência missionária dos batizados na medida em que organizam-se os leigos engajados na vida da Igreja; alcançar as famílias, especialmente as mais afastadas da Igreja, servindo de ponte entre elas e a comunidade eclesial.

O Movimento da Mãe Rainha, como é popularmente conhecido, tem como principais valores:
  • a fé prática na Divina Providência
  • a aliança de amor com Maria (Mãe Rainha)
  • o lema “Nada sem Ti, nada sem nós.”
  • as três graças do santuário de Shoenstatt - abrigo espiritual (acolhimento maternal), transformação interior e fecundidade apostólica
  • o Capital de Graças e os Méritos de Jesus
  • o apostolado em suas dimensões mariana, eclesial e popular
  • a meditação do terço
  • a oração família-a-família
  • a integração entre famílias em torno de Maria e Jesus
Sua visão a longo prazo (para 2013) consiste em ser formada por membros com um nível de maturidade espiritual caracterizado pela consciência da missão, pela apropriação da espiritualidade de Schoenstatt e pelo engajamento nas pastorais da Paróquia.